S1kip to content

Escritórios de Advocacia no Brasil

O objetivo deste texto é contar um pouco da evolução histórica dos escritórios de advocacia no Brasil, tomando como principal parâmetro a forma como eles são administrados.

Nos primórdios, os escritórios eram unipessoais, com apenas uma secretária, um Office boy ou um estudante de direito. A sociedade de advogados somente se configurava com a divisão de espaço e das despesas entre dois ou mais advogados, sendo estes na sua grande maioria ex-colegas de classes nas faculdades de direito.

Os escritórios de advocacia nada mais eram do que lugar para reuniões e para se falar de direito, as estruturas eram arcaicas, a linguagem muito rebuscada e os advogados atuavam em uma só área. Na visão dos clientes, o advogado de antigamente só criava objeções, não assumia riscos e atrapalhava mais do que ajudava na solução dos problemas.

O grande “boom” da advocacia brasileira ocorreu na década de 90, também conhecido como período fértil, com o aparecimento das grandes bancas e do atendimento full service. Todavia, as estruturas eram inchadas, e não havia um controle financeiro rígido na administração dos escritórios. Para os clientes ainda existia muita falha na comunicação. Parecia que o advogado da época não compreendia a sua atividade.

À época os departamentos jurídicos já incentivavam a terceirização dos trabalhos para os escritórios de advocacia, porém a falta de comprometimento destes, a falta de controle e as falha de comunicação, geravam muita insegurança.

No ano 2000 veio a fase crítica dos escritórios de advocacia, ou seja, o momento da reestruturação. Ainda com a estrutura inchada, com sistemas burocráticos, com a concorrência cada vez mais acirrada e com aperto financeiro.

Todavia, muitas bancas sobreviveram neste período, buscando soluções emergenciais, tais como fusões. Os contratos sociais foram abertos a novos sócios, departamentos foram criados, novas áreas do direito surgiram e principalmente, os sócios fundadores permitiram a entrada da tecnologia nos seus escritórios.

No próximo texto trarei informações sobre os escritórios de advocacia nos dias de hoje e o que podemos esperar para o futuro da administração dos escritórios.