S1kip to content

O Planejamento Estratégico

Todos os dias nós temos novas ideias para melhorar nossas vidas profissional e pessoal. Algumas ideias são grandes desafios e outras estão a alguns passos de distância. Muitas ideias somem em segundos, outras resistem por um período e, poucas, se transformam em realidade.

No ambiente profissional ainda temos o desafio de muitas pessoas tendo ideias o tempo todo. O resultado é praticamente o mesmo: grande parte das ideias jamais será convertida em realidade.

Para que as ideias se tornem realidade é fundamental planejar. Planejar é estruturar um caminho entre o que se deseja e as ações que serão tomadas. O processo de planejamento é válido para qualquer coisa que não possa ser executada agora.

O processo de planejamento é, basicamente, uma sequência de rituais executados por uma empresa para focar sua atenção e ações no que se deseja, e não na direção de distrações.

No cenário atual muitos criticam o Planejamento Estratégico como um processo burocrático e demorado. Porém, o Planejamento Estratégico é a ferramenta para focar os recursos, muitas vezes escassos, dar velocidade e consistência às ações para que os objetivos desejados sejam atingidos. Nenhuma outra ferramenta é tão eficiente para transformar ideias e tomada de decisões em aumento de competitividade.

Bases para um bom Planejamento Estratégico:

  • o planejamento estratégico deve ser um processo continuo e cíclico. Ao fim de um plano de execução inicia-se um novo plano, com novos objetivos;
  • deve ser elaborado por períodos, conforme a necessidade e objetivos da empresa. Não necessariamente uma vez ao ano;
  • não existe um método superior aos outros. Existe um método correto para cada tipo de problema ou para cada objetivo previamente definido;
  • todos os colaboradores da empresa devem entender o plano. Devem entender COMO foi construído, a RAZÃO dos objetivos, as METAS individuais e os RESPONSÁVEIS pela execução;
  • execução é transformar o planejado em realidade.

Pessoas bem sucedidas repetem sistematicamente que a capacidade de priorizar e dizer não para as distrações é um dos fatores chaves de seu sucesso. Pense nisso!

Fonte:

Endeavour Brasil – Como Construir e Executar seu Planejamento Estratégico