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O valor de uma empresa

No último mês de fevereiro o Facebook surpreendeu a todos ao anunciar a compra, por US$ 16 bilhões, do Whatsapp Messenger, um popular aplicativo de comunicação, com cerca de 450 milhões de usuários.

Nesse valor não estão contabilizados os US$ 3 bilhões que serão pagos aos fundadores e a um grupo de 55 funcionários do Whatsapp Messenger.

O valor do negócio em muito supera a oferta feita pela Google, de cerca de US$ 10 bilhões, para a aquisição do aplicativo.

O total de US$ 19 bilhões, por muitos considerado exagerado, levanta a seguinte questão: quanto vale uma empresa?

Valuation é o termo em inglês para avaliação de empresas.

A avaliação de uma empresa objetiva estimar o valor justo de mercado da mesma, ou seja, o valor que representa, de maneira equilibrada, o seu potencial econômico.

Quanto maior o potencial econômico, maior o valor da empresa.

Não existe fórmula exata para se avaliar uma empresa. O que se busca é encontrar um valor justo.

De se ressaltar que há diferença entre valor e preço. Preço é a quantia de dinheiro acordada para finalizar uma transação. Valor é o benefício obtido pelas partes envolvidas.

Para avaliar uma empresa é necessário ter conhecimento do mercado e do setor.

É fundamental, ainda, ter conhecimento real da empresa, considerar os riscos e as oportunidades, e analisar se os resultados obtidos são os mesmos que os percebidos pelo mercado.

Atualmente o método de avaliação mais utilizado traz a valor presente o resultado dos fluxos de caixa estimados para o futuro, ao menos cinco anos, e os desconta a um custo médio ponderado de capital.

O custo médio ponderado de capital é baseado no risco da empresa em comparação com outras oportunidades de investimento.

A prática do Valuation é importante não só na hora de vender uma empresa. Ela também é uma importante ferramenta na busca de um investidor e, mais, possibilita maior conhecimento sobre os valores da empresa.

Para demonstrar a importância do Valuation retomo a questão dos US$ 16 bilhões que serão pagos pelo Whatsapp Messenger.

O valor da aquisição justifica-se, inclusive, pelo alto potencial de negócio percebido pelo Facebook: o Whatsapp Messenger cresceu nos primeiros 4 anos 3 vezes mais rápido que o Facebook no mesmo período!

Referencias:

http://www.endeavor.org.br/artigos/financas/acesso-a-capital/valuation-como-calcular-o-valor-da-sua-empresa?__akacao=1821842&__akcnt=70d63e40&__akvkey=b629&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=BR_Conteudo_25.02.2014+%281%29

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/02/lista-traz-cinco-curiosidades-sobre-compra-do-whatsapp-pelo-facebook.html

Eugene F. BRIGHAM e Michael C. EHRHARDT. Administração Financeira – Teoria e Prática. Tradução da 10ª ed. Pioneira Thomson.