S1kip to content

Storytelling – A força das boas histórias

De tempos em tempos a sociedade e, consequentemente o mercado, adota certos termos como referências a serem seguidas. Esses termos se tornam verdadeiras manias. É o caso do storytelling.

Storytelling é a aplicação, pelo mercado, de consagradas técnicas narrativas e consiste, aqui sucintamente, em um método que utiliza palavras ou recursos audiovisuais para transmitir uma história. O objetivo principal é atrair a atenção do público. Atualmente é uma das mais cobiçadas técnicas de negócio, utilizada nas mais distintas áreas: marketing, vendas, serviços, indústrias de criação de conteúdo, cinema, games, etc.

Histórias sempre foram usadas para educar, ensinar e transmitir conhecimento. Todas as culturas possuem um mito fundador, um ponto de partida. Com base nessa premissa, ao fazer uso do storytelling, é possível às empresas dialogar com o público alvo, resgatar fatos relevantes da própria empresa e/ou mesmo do produto que está sendo vendido. Isso, sem dúvida, gera confiança, cativa os clientes, alavanca vendas, além de transmitir valores importantes que muitas vezes não são percebidos.

Necessário levar em conta, no entanto, que uma boa história deve ter começo, meio e fim. Deve, mais, alcançar um clímax, ser criativa e ter personagens marcantes. Deve, finalmente, fazer uma conexão emocional e pessoal, inspirando o público que se pretende atingir.

Não se trata, portanto, de contar uma simples história, mas a melhor história. Nessa linha, ao criar novos conceitos e campanhas, cada empresa deve explorar os fatos da melhor maneira possível, encontrando mecanismos que aproximem as pessoas, ampliem sua presença na memória dos consumidores, tornando-os, assim, fiéis à marca.

A aplicação do storytelling é, como se vê, importante nos atuais tempos de comunicação frenética e relações superficiais. Em suma, o que poderia ser uma simples história pode, com a aplicação do storytelling, se transformar em eficaz solução para os negócios.

Fonte: https://endeavor.org.br/storytelling/