Razão #1: Reduzir o risco político
Hoje, a maior ameaça à sua poupança não é o risco de mercado, mas o risco político.
Há governos afundados em dívidas fazendo uso de medidas como taxação de depósitos bancários (como na Espanha), nacionalização de poupanças de aposentadoria (como na Polonia, Hungria, Portugal e Argentina) e controle de capitais (como no Chipre e Islândia).
Esses são apenas alguns exemplos recentes.
Uma estratégia para reduzir o risco político é colocar algumas economias fora do alcance imediato dos governos. A criação de uma conta bancária no exterior é uma maneira eficiente de fazer isso.
Assim, governos não poderão facilmente confiscar, congelar ou desvalorizar todo o dinheiro com um par de toques no teclado de um computador.
Se um governo impõe controle de capital, uma conta bancária no exterior ajudará a garantir o acesso ao dinheiro quando necessário.
Razão #2: Proteção de ativos
Talvez você ache que somente as outras pessoas estão sujeitas a uma ação judicial.
Saiba que, somente nos Estados Unidos, 15 milhões de processos são arquivados todos os anos.
Isso significa um novo processo para cada 12 adultos a cada ano … ano após ano. A menos que se tenha muita sorte, mais cedo ou mais tarde, a sua vez chegará.
Uma conta bancária no exterior poderá ajudar a torná-lo um alvo menos fácil de ser atingido e, portanto, menos atrativo.
Razão #3: Diversificação de moeda
Moedas estrangeiras são ótimas maneiras de diversificar o risco do portfólio, proteger o poder de compra e internacionalizar algumas economias.
Bancos offshore geralmente oferecem serviços para a realização de operações com moedas estrangeiras.
Razão #4: Garantir o acesso a cuidados médicos no exterior
Se você é incapaz de receber tratamento médico adequado em seu país de origem, você poderá querer acessar cuidados médicos no exterior.
Uma conta bancária no exterior poderá ajudar a garantir o pagamento dos cuidados médicos de forma mais econômica e rápida.
Razão #5: Paz de espírito
Uma conta bancária no exterior é como uma apólice de seguro, pois ajuda na proteção contra ações destrutivas de governos falidos.
Também o torna um alvo mais difícil para processos judiciais e garante que você possa pagar por cuidados médicos no exterior.
Saber que deu um grande passo para se proteger garante mais paz de espírito.
Razão #6: Maximizar a liberdade pessoal
Ter uma conta bancária no exterior dá mais opções. Mais opções significa mais liberdade.
Trata-se de passo crucial libertar-se da dependência absoluta de qualquer governo.
Razão #7: Legalidade
Uma conta bancária no exterior é completamente legal se for corretamente informada às autoridades competentes.
Fonte: texto traduzido e adaptado do original em inglês produzido por Nick Giambruno | Casey’s Research International Man