S1kip to content

Team Building – Construindo Equipes

O atual mundo coorporativo cobra a excelência dos profissionais, tanto nas ações coletivas, como nas individuais.

A pressão dos concorrentes exige que equipes e organizações sejam produtivas. A produtividade é quantificada diariamente através de metas estabelecidas e objetivos atingidos.

Neste cenário, todos os colaboradores devem ser capacitados para o trabalho em equipe, tanto para a análise de problemas, quanto para a tomada de decisões.

Frequentemente colaboradores que trabalham na mesma empresa, lado a lado, encontram dificuldades de relacionamento em situações que requerem colaboração mútua e interação entre pessoas para resolução de um problema.

O Team Building aparece como uma possível solução para estas dificuldades de relacionamento.

A expressão Team Building pode ser traduzida como Construindo Equipes. É uma pratica que visa desenvolver laços de relacionamento profundos entre os colaboradores de uma organização, para que a organização consiga atingir maior nível de produtividade e satisfação da equipe no desempenho das suas funções.

No Team Building são desenvolvidos o espírito de equipe, a comunicação, o planejamento, a organização, a liderança, o desempenho, a excelência e o relacionamento intra e interpessoal, através de exercícios, simulações complexas de problemas, jogos de negócio, dinâmicas em grupo e retiros.

Para que o Team Building seja bem sucedido são necessárias as seguintes condições:

  • devem ir além da diversão, apresentando conteúdos relevantes para os colaboradores e que possam causar mudanças nos mesmos;
  • devem sempre apresentar feedback após a vivência das dinâmicas, oferecendo assim informações relevantes ao produto final;
  • ser orientado por um mediador profissional, com experiência no trabalho com empresas.

O Team Building deve ter forte apelo emocional para que cause experiências marcantes aos participantes, motivando-os para o melhor desempenho no ambiente de trabalho.

Contudo é importante salientar que o conteúdo emocional é um facilitador de aprendizado. É fundamental, pois, garantir conteúdo pedagógico e profissional.

Referencias

http://www.tiagoaquinopacoca.com.br/colunas/teambuilding-os-jogos-de-resultados-para-times/

http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?rh=O-Que-e-Team-Building?&idc_cad=edz6e022o