S1kip to content

Planejar, Organizar, Programar. Sempre é Possível

Planejar, Organizar, Programar. Sempre é Possível

O necessário isolamento social em tempos de pandemia remete à sensação de que tão cedo não será possível implementar projetos, sejam pessoais, profissionais ou familiares. Assim, algumas pessoas tendem a postergar e outras a acelerar decisões, gerando resultados indesejados.

Sr. Antonio, conhecido como Santum, avô já falecido de uma amiga muito querida, sabiamente dizia não ser prudente “comprar fazenda em dias de sol”. Decisões tomadas em momentos muito tristes também não são aconselháveis.

Pois bem. O que fazer para não tomar decisões que gerem arrependimento? A resposta: planejar, organizar, programar.

No que se refere às questões patrimoniais e sucessórias, ainda mais recorrentes durante a pandemia, mesmo que aventadas apenas pela consciência da finitude e não propriamente pela perda de alguém, planejar é fundamental. Com antecedência é ainda melhor.

A necessidade do planejamento se acirra com a possibilidade que vem sendo novamente debatida sobre a implementação do imposto sobre grandes fortunas que, em ocorrendo, onerará sobremaneira as famílias com patrimônio superior a aproximadamente R$ 22.000.000,00 (vinte e dois milhões de reais).

Para facilitar o planejamento comece pensando como é composta a sua família, se há cônjuge, quantos filhos, se casados ou solteiros, qual o regime de bens. Prossiga descrevendo como é composto o patrimônio familiar (imóveis, veículos, empresas/participações em sociedades, aplicações financeiras, previdência privada, etc.) e valor aproximado. Há dívidas?

Reflita sobre suas expectativas e objetivos em relação à destinação do patrimônio; o que se pretende e o que se quer evitar; quais os valores familiares que estão presentes; qual a visão familiar em relação aos filhos, pais e respectivos cônjuges.

Pense também no impacto financeiro e o que gostaria que fosse feito para evitar perdas financeiras e entraves burocráticos. Verifique se há testamento já lavrado e separe os documentos que tiver.

Esteja certo de que o planejamento patrimonial e sucessório que serviu para um amigo ou familiar pode não corresponder às suas expectativas e necessidades. O inverso também procede.

O planejamento patrimonial e/ou sucessório não são “produtos de prateleira”, mas certamente há algo que pode ser feito agora, mesmo durante a pandemia, especialmente para você. Por isso é importante consultar profissionais da sua confiança e especializados no assunto.

Valendo-me ainda do Sr. Santum, mencionado no início desse texto, planeje-se, organize-se e visite a fazenda em dias nublados ou chuvosos. Se ainda assim lhe parecer bom, a decisão correta será tomada.

—–

O Angélico Advogados conta com equipe especializada na matéria objeto do tema deste artigo, colocando-se à disposição para discutir quaisquer questões a ele relativas.