S1kip to content

O que podemos aprender com os downloads ilegais?

O conteúdo deste texto não visa incentivar os downloads ilegais, de maneira alguma. Tem como objetivo apenas apresentar um novo ponto de vista para o tema.

Cada vez mais estamos conectados à internet e com isso temos cada vez mais acesso às mídias em geral (filmes, seriados, músicas, imagens, etc.). Muitas vezes acessamos estes conteúdos de forma ilegal.

O Brasil ocupa a segunda posição nos downloads ilegais de músicas e, lidera o ranking dos downloads ilegais de seriados.

A pirataria é uma realidade e aos poucos o mercado vem traçando estratégias de marketing para combatê-la. O marketing utiliza a pirataria como importante ferramenta para a definição de futuros negócios.

Os serviços sob demanda estão reduzindo os downloads ilegais. Pois é mais cômodo ao usuário acessar um site e assistir ao conteúdo online do que fazer busca e download de um site desconhecido.

Há quatro anos em operação no Brasil, a Netflix ganha cada vez mais assinantes. A empresa não confirma o número de assinantes no país, sendo a estimativa de 2,5 milhões de assinantes considerada conservadora.

No Brasil, a Netflix faturará mais de R$ 500 milhões neste ano, superando as receitas da Band e RedeTV!. Além disso, a Netflix leva vantagem competitiva, por ter carga tributária menor que as operadoras de TV.

Outro bom exemplo de como lidar com os downloads ilegais é da banda britânica Iron Maiden, que recentemente contratou uma empresa de análise de downloads ilegais para escolher os locais de sua turnê.

A empresa Musicmetric foi responsável por levantar os países que mais baixaram as musicas do grupo e, em seguida, a banda utilizou estes dados para traçar a rota de shows.

O maior tráfego de downloads ilegais é na América do Sul, incluindo Brasil, Venezuela, México, Colômbia e Chile. E a estratégia utilizada pela banda tem gerado bons resultados. O ultimo show da banda em São Paulo arrecadou US$ 2,58 milhões. O responsável pela empresa Musicmetric afirma que “Ter uma sacada precisa em tempo real baseado em dados de streaming significa ajudar na tomada de decisão das pessoas. Se você sabe o que impulsiona o engajamento, você pode maximizar o valor de sua base de fãs. Artistas poderiam dizer ‘estamos sendo pirateados aqui, vamos fazer alguma coisa a respeito’, ou ‘somos populares aqui, vamos fazer um show’”.

Concluindo, a pirataria é uma realidade aos produtores de conteúdo. Porém, pode ser uma grande oportunidade para desenvolver um novo produto ou serviço e também criar novos canais de distribuição, desenvolvendo novas maneiras de atingir o consumidor. Aumentando com isso a qualidade e competitividade das empresas. Para finalizar vale lembrar que pirataria é crime!

Fontes:

http://www.ironmaidenbrasil.com.br/2015/08/iron-maiden-usa-estatisticas-de.html

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/07/1658281-servicos-sob-demanda-estao-reduzindo-o-download-ilegal.shtml

http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/netflix-ja-fatura-mais-de-r-500-mi-e-vira-o-uber-da-tv-por-assinatura-8842