S1kip to content

Tecnologia ao seu lado: aplicativos voltados ao mercado jurídico

A tecnologia revolucionou a maneira como temos acesso à informação.

Utilizando smartphones e tablets é possível acessar e-mails e realizar buscas de informações na internet a qualquer momento.

Estes aparelhos deixaram de ser de uso exclusivo de diretores, empresários ou executivos e passam cada vez mais a serem utilizados por toda a população.

Há um grande mix de produtos, com opções para todas as classes econômicas e diferentes necessidades.

No primeiro trimestre de 2013 as vendas de smartphones foram 86% superiores se comparadas com o mesmo período de 2012. Foram mais de cinco milhões de aparelhos celulares comercializados nos três primeiros meses deste ano.

Do total de aparelhos celulares comercializados nesse período, smartphones representam 48%. Importante lembrar que ainda não estava em vigor a medida provisória aprovada pelo Governo Federal que reduziu os impostos de smartphones produzidos no Brasil.

Em 2007, quando fora lançado o primeiro Iphone, surgia também um novo mercado, o de aplicativos. Um mercado gigantesco, que em 2012 gerou 120 bilhões de dólares. Somando os portfólios de aplicativos para IOS e Android (principais sistemas operacionais para smartphones), há mais de 1 milhão de opções. É possível baixar e instalar aplicativos que ajudam a rotina no trabalho, sendo muitos deles voltados para mercado jurídico.

Aplicativos que permitem consultar as leis, consultar significados de expressões, consultar um andamento processual, entre outros. Abaixo seguem nomes e descrições de quatro opções de aplicativos:

– Vade Mecum Direito Brasil – é o aplicativo mais popular de Direito. Contem 736 textos legais, divididos em: leis, códigos, decretos e súmulas;

– E-Advogado – permite efetuar de maneira simples e online consultas processuais em todos os tribunais que utilizam o sistema PJ-e;

– Dicionário Jurídico – dicionário contendo mais de três mil palavras e termos utilizado no meio jurídico;

– STJ – aplicativo oficial do Superior Tribunal de Justiça que permite acesso à consulta processual. O jurisdicionado terá acesso às informações do processo e seus andamentos e poderá visualizar os despachos, decisões e acórdãos publicados.

Fontes:

http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/governo-aprova-reducao-de-impostos-para-smartphones

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/tecnologia/noticia/2013/06/vendas-de-smartphones-crescem-86-no-brasil-em-um-ano-4170047.html

https://www.ibm.com/developerworks/community/blogs/ctaurion/entry/o_imenso_mercado_dos_aplicativos8?lang=en